Mutirão emite documentos de graça no Distrito Federal

25/03/2013 - 18h25

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Documentos civis, como carteiras de identidade e de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidões de casamento e de nascimento, podem ser feitos gratuitamente, até quinta-feira (28), no mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, próximo ao Lago Oeste, a cerca de 30 quilômetros de Brasília. Apesar de o mutirão ser direcionado às trabalhadoras rurais, homens e residentes em áreas urbanas também serão atendidos.

Neste ano, os mutirões chegam a 30, com a emissão de 9,1 mil documentos, a 4,1 mil mulheres, em 23 municípios. De acordo com o cronograma do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os próximos municípios do Centro-Oeste a serem atendidos são Flores de Goiás (de 8 a 17 de abril), Colinas do Sul, Alto Paraíso e São João D'Aliança (de 2 a 11 de maio), além de Nova Roma e Iaciara (de 27 de maio a 5 de junho) - todos no estado de Goiás.

Os locais de atendimento variam de acordo com os municípios, pois os beneficiados estão em área rural. Segundo o MDA, as áreas de atendimento são escolhidas de acordo com avaliação sobre quais são os locais de mais fácil acesso à  população, feita pelas superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e pelas delegacias do ministério.

De acordo com a Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, que promove os mutirões, 47,8% da população rural é composta por mulheres – número não confirmado se forem contados os documentos civis existentes. Segundo a diretoria, não há estimativa de quantas mulheres estão sem registro civil. Ssem a documentação, elas tornam-se invisíveis e não têm acesso a programas do governo.

Entre 2004, quando começaram os mutirões, e 2013, mais de 950 mil mulheres foram registradas pelo programa e cerca de 2 milhões de documentos, emitidos. No total, os mutirões chegaram a aproximadamente 4,1 mil municípios brasileiros. O objetivo é ultrapassar 1 milhão de atendimentos. O Nordeste é a região mais beneficiada pelos mutirões. Na região, foram realizados mais de 1,9 mil mutirões, que emitiram 920,6 mil documentos.

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil