Inaugurado no Rio centro de estudos sobre tabaco

25/03/2013 - 17h09

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab) foi inaugurado hoje (25) pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A coordenadora do Cetab, Vera da Costa e Silva, informou que o centro fará pesquisas de ensino e cooperação técnica para áreas de controle de tabaco, de alimentos, de atividades físicas e de uso do álcool.

"A ideia é que a gente sirva como uma força da academia e do pensamento político da Fiocruz para apoiar o Plano de Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Brasil. Temos algumas linhas de trabalho de pesquisas e ensino ocorrendo e a gente pretende ampliar isso", disse, acrescentando projetos sobre os efeitos do cultivo do tabaco em trabalahadores e avaliação sobre a propaganda do fumo e do álcool na televisão.

De acordo com a coordenadora, as inscrições para os cursos do Cetab podem ser feitas pelo site da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e alguns serão à distância. "Estamos montando um curso de ensino à distância para agentes de vigilância sanitária e um no ano que vem para o pessoal do SUS [Sistema Único de Saúde]. O curso de agora é presencial. As informações podem ser obtidas no www.ensp.fiocruz e as inscrições para um curso em julho já estão abertas", informou.

Para se inscrever, é preciso ter nível superior."Tanto pode ser uma pessoa de economia, de jornalismo ou de agronomia, por exemplo. Qualquer área pode entrar para aprender o Programa de Saúde Pública", explicou.

Sobre o combate ao tabagismo no Brasil, a pesquisadora da Ensp considera o programa de controle vitorioso e um exemplo para outras políticas de promoção da saúde, mas precisa de regulamentação. "A gente, de certa forma, está meio paralisado porque a última lei promulgada sobre a proibição de publicidade nos pontos de venda e a de proibição de fumar em ambientes fechados ainda não tiveram a regulamentação. Então, apesar de estar em queda o consumo no país, ainda estamos com estas medidas no ar sem poder implementá-las. Neste sentido, o governo precisa tomar uma posição e fazer logo com que essa regulamentação seja vigente", esclareceu.

Na inauguração do centro, o presidente da Academia Nacional de Medicina, Marcos Moraes, apontou que o custo do tabagismo nos Estados Unidos é equivalente a US$193 bilhões por ano, e no Brasil corrresponde a cerca US$ 10 bilhões. A coordenadora do Cetab concordou com preocupação apresentada pelo presidente.

Para ela, as políticas de controle do câncer no Brasil estão sendo alvo de duplo comando, de dupla abordagem. "Tem um grupo no Ministério da Saúde e um outro grupo no Inca [Instituto Nacional do Câncer]. O Inca é a instituição que na verdade deveria estar no comando deste processo", disse a pesquisadora.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil