Governo da Guiné Equatorial dissolve Parlamento e marca eleições gerais para maio

25/03/2013 - 7h42

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Guiné Equatorial (África) anunciou a dissolução do Parlamento e das autarquias. As autoridades marcaram eleições gerais – Câmara e Senado - e municipais para 26 de maio. Em nota, o gabinete do Governo anunciou a decisão. O decreto com a medida, segundo o gabinete, será publicado nos próximos dias.

Desde 1979 no poder, o presidente Teodoro Obiang lidera o regime considerado um dos mais fechados do mundo. A Guiné Equatorial é país observador na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde 2006 e, portanto, o português é uma das línguas oficiais do país. O francês e o espanhol também são idiomas oficiais.

A economia da Guiné Equatorial é baseada na agricultura e pesca. Os principais produtos são o algodão, café, a cana-de-açúcar e alguns tipos de frutas. A exportação de petróleo tem aumentado.

*Com informações da agência pública de informações de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto//Às 19h09 de 26.03.2013, a informação sobre a língua portuguesa foi ajustada no segundo parágrafo, já que, na Guiné, a língua consta como oficial diante de acordo com a CPLP, não configurando, no entanto, idioma largamente falado no país

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil