Índios estão reunidos com juiz federal para definir local alternativo à Aldeia Maracanã

24/03/2013 - 16h40

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um  grupo de índios está reunido neste momento com o juiz federal Wilson José Witzel para definir um local provisório de moradia, depois da retirada deles da Aldeia Maracanã, na sexta-feira (22). Esses índios não aceitaram ir para a Colônia Curupaiti, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, onde a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos montou um abrigo provisório.

Também participam da audiência, advogados, antropólogos e o ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Gomes. O grupo de índios e cerca de 80 manifestantes ocuparam ontem (23) o Museu do Índio em Botafogo e aproximadamente 40 pessoas dormiram no local.

O museu foi desocupado pela polícia na madrugada e os índios e manifestantes foram levados para a sede da Justiça Federal no Rio de Janeiro, onde estão até agora. A imprensa foi impedida de entrar e os manifestantes que apóiam o movimento foram colocados para fora do prédio.

No começo da tarde, o juiz foi ao local que abrigou a Aldeia Maracanã com uma comissão de cinco índios para vistoriar o prédio da Conab, que fica ao lado do prédio histórico antes ocupado pelos índios. Mas foi verificado que o local não oferece condições de abrigo. O antigo Museu do Índio está sendo vigiado pela polícia e o muro, que tinha pinturas indígenas, foi pintado de branco.

No prédio da Conab visitado à tarde funcionava o Laboratório Nacional Agropecuário do Rio de Janeiro (Lanagro Rio). O complexo de laboratórios foi levado para a zona portuária, onde está sendo reinstalado, para dar lugar às obras para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. A expectativa é que o Lanagro volte a funcionar ainda neste semestre.

O grupo de 13 índios que saiu pacificamente da Aldeia Maracanã na sexta-feira (22) foi levado pela manhã para Jacarepaguá. Eles foram alojados em abrigos provisórios montados em contêineres. Será construído no local um centro de referência e uma aldeia modelo para abrigar as diversas etnias.

Edição: Davi Oliveira // Matéria atualizada às 17h25 para incluir informações sobre o prédio da Conab visitado pelo juiz federal

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil