Rio Quitandinha, em Petrópolis, está em alerta máximo

23/03/2013 - 19h54

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro –  Voltou a chover forte na tarde de hoje (23) em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e as sirenes do sistema de alerta foram acionadas. As sirenes foram acionadas 11 vezes nas regiões de Quitandinha e Independência e 24 vezes em Maior, Bingen e São Sebastião.

A chuva parou mas o Rio Quitandinha se encontra em estado de alerta máximo, de acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os outros rios da cidade permanecem em estado de atenção. No acumulado, em 24 horas, o índice pluviométrico chegou a 77,8 milímetros em  Quitandinha.

As chuvas fortes da noite de ontem fizeram o rio transbordar novamente, mas as águas baixaram durante a madrugada. Foram registrados dois pequenos deslizamentos, sem vítimas, na Rua Lopes Trovão, no Alto da Serra, e na Rua Nova Cascatinha, em Cascatinha, além de alagamentos nas ruas Coronel Veiga e Olavo Bilac.

O último boletim, divulgado à tarde pela Defesa Civil municipal, informa que as chuvas de domingo deixaram 33 mortos e 44 feridos, sendo que sete pessoas permanecem internadas no Hospital Santa Teresa. As buscas por desaparecidos foram oficialmente encerradas hoje. No total, 1.074 pessoas ainda estão desabrigadas ou desalojadas e se encontram nos 18 pontos de abrigo da cidade.

Em Teresópolis, o estado de alerta máximo no momento é para os rios Paquerer e Meudon. A região da Baixada Fluminense e Macaé também estão em estado de atenção e o restante do estado permanece em vigilância.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil