Participação em campanha sobre carga tributária brasileira no DF está sendo positiva, diz sindicato

18/03/2013 - 19h42


Da Agência Brasil

Brasília - A campanha nacional sobre carga tributária brasileira do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), que começou hoje (18) e vai até sábado (23), está em movimentação em todo o Distrito Federal. Segundo o presidente do Sinprofaz, Allan Titonelli, os contribuintes estão colaborando com a campanha. "O primeiro dia está sendo bem proveitoso, os contribuintes têm se sensibilizado, cada vez mais pessoas estão baixando o aplicativo Na Real pelo site ou nas lojas da Google Play, dentre outras", diz Titonelli.

Para Titonelli, o objetivo da campanha é promover uma reflexão sobre a carga de impostos e a necessidade de uma reforma tributária.“Pretende-se despertar a consciência de que o cidadão comum paga impostos altos e não tem o retorno do governo em serviços públicos. Enquanto isso, grandes empresários sonegam, o que torna ainda mais injusto o sistema tributário brasileiro”, explica.

Além de stands, a campanha está sendo divulgada por meio de ações em todo o entorno de Brasília por meio de entrevistas aos contribuintes e a demonstração do aplicativo Na Real, que pode calcular o quanto se paga de imposto em produtos e serviços. De acordo com o presidente da Sinprofaz, outras ações serão feitas.

"Está em fase de estudo para ser usado, ainda neste semestre, outro aplicativo, que se chamará Sonegômetro, para tentar resolver esse outro problema, o índice de sonegação. Se todos esses valores fossem pagos para serem aplicados nas políticas públicas, hoje daria para termos uma prestação maior de saúde, educação, além de diminuir a carga tributária", disse Totinelli.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil