Brasileiros podem entrar no México sem visto para ficar até 90 dias

18/03/2013 - 23h27

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Brasileiros poderão ingressar no México sem a necessidade de visto para ficarem por períodos de até 90 dias. A medida valerá também para os mexicanos em relação ao Brasil. De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores, os dois países decidiram retomar o Acordo para a Isenção de Vistos de Curta Duração em Passaportes Comuns, assinado em 23 de novembro de 2000, suspenso desde 2005. A medida será implementada a partir de data a ser definida por ambas as partes.

De acordo com nota divulgada pelo Itamaraty, "o governo brasileiro expressa a sua satisfação com a medida, que estimulará ainda mais as relações entre os dois países, beneficiando diretamente os turistas e aqueles que viajam a negócios". Além disso, "saúda particularmente a possibilidade de que cidadãos mexicanos possam viajar ao Brasil, sem a necessidade de obterem previamente o visto de entrada para assistir aos grandes eventos de 2013 [Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude], 2014 [Copa do Mundo] e 2016 [Olimpíadas e Paraolimpíadas]".

Os cidadãos de ambos os países podem permanecer por 90 dias contados a partir da data de entrada. O período por ser renovável, desde que a permanência total não exceda 180 dias no período de um ano.

Segundo dados do ministério, o comércio entre Brasil e México cresceu 244% de 2002 a 2012, quando totalizou US$ 10 bilhões. Em 2012, o Brasil foi o oitavo parceiro comercial do México. O México, no acumulado de janeiro a novembro de 2012, tornou-se o décimo parceiro comercial do Brasil.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil