Anvisa diz que aguarda informações sobre extensão de problema com produtos Ades

18/03/2013 - 14h08

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (18) que aguarda informações sobre a verdadeira extensão do problema registrado pela empresa Unilever Brasil Industrial com produtos da marca Ades.

Resolução do órgão publicada hoje no Diário Oficial da União suspendeu a fabricação, a distribuição, a comercialização e o consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes de produtos Ades da linha de produção TBA3G, na fábrica da empresa em Pouso Alegre (MG). A medida engloba todos os sabores do produto.

Na semana passada, a fabricante informou que havia identificado uma falha no processo de higienização das máquinas dessa linha de produção, o que resultou no envasamento de embalagens com solução de limpeza em um lote do produto com sabor maçã.

Por meio de nota, a Anvisa explicou que a suspensão foi tomada por precaução e para proteger a saúde da população brasileira. Segundo o órgão, está programada para hoje uma inspeção sanitária feita por autoridades estaduais e municipais na fábrica em questão. Serão verificadas as condições sanitárias de produção e também se a falha identificada pela empresa foi solucionada.

“Caso seja verificado que o problema tenha, de fato, sido solucionado e que não atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão ser, novamente, liberados pela Anvisa”, informa a agência reguladora.

O consumidor que comprou os produtos não deve consumi-los, orienta a Anvisa. Em casos de queimaduras ou outros sintomas, a recomendação é que a pessoa procure imediatamente atendimento médico.

Para troca o produto ou receber o reembolso, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a Anvisa dispõe de uma Central de Atendimento, pelo telefone 0800 642 9782.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil