Mendes Ribeiro deixa o ministério para cuidar da saúde

16/03/2013 - 13h34

Luciene Cruz*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Mendes Ribeiro Filho admitiu hoje (16) que deixou a pasta para cuidar da saúde. Segundo ele, o ritmo intenso de viagens e trabalho que o ministério exigia, o impedia de cuidar de sua recuperação.

“Agora vou poder me cuidar mais, cuidar do meu preparo físico, e me recuperar de tal forma que eu esteja pronto, logo, logo, para outro desafio”, disse. Mendes Ribeiro Filho foi operado para a retirada de um tumor maligno do cérebro, em 2011, mas ainda continua em tratamento. Essa é a segunda vez que o ex-ministro é diagnosticado com a doença.

Para o ex-titular da pasta, as exigências e as especificidades do setor agropecuário exigiam viagens constantes e o contato direto com o setor agropecuário. “Dilma [Rousseff] já vinha me alertando para cuidar da minha saúde, que eu tinha que parar de viajar para tudo que é canto. Eu já tinha diminuído um pouco as viagens, por conta da regionalização. Mas é impossível, tinha que estar em contato com todas as culturas, tinha que conversar com os agricultores. Era uma coisa que eu não podia estar quieto em Brasília”, explicou.

Durante a cerimônia de posse dos novos ministros, Mendes Ribeiro Filho se emocionou bastante ao ouvir os agradecimentos da presidenta Dilma Rousseff pelo seu desempenho à frente do ministério. Na ocasião, Dilma disse que, além do caráter político, a relação entre eles tem “fortes bases afetivas”.

“O Mendezinho é sobretudo uma pessoa de grande lealdade política e pessoal. Ao Mendes, vou dizer, com muito carinho, obrigada pelo seu trabalho, e resista às dificuldades porque nós, no Brasil, precisamos de você. Espero que você pare de andar para baixo e para cima, cuide da sua recuperação", disse durante o discurso.

O nome de Mendes Ribeiro chegou a ser cogitado para assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), no lugar de Moreira Franco, que assumiu a Secretaria de Aviação Civil (SAC), mas ele preferiu deixar o governo. Mendes Ribeiro retorna o mandato de deputado federal pelo PMDB-RS.

 

*Colaborou Luana Lourenço           //    Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil