Seguranças terão de se adaptar à informalidade do papa, diz porta-voz do Vaticano

15/03/2013 - 7h08

Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Vaticano – O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, reconheceu que o desapego do papa Francisco às formalidades obrigará o serviço de segurança a repensar as atividades durante o pontificado, que começou anteontem (13). Ele disse que o “modo informal” de Francisco levará a mudanças no esquema de segurança, mas não adiantou as modificações que serão adotadas.

Desde que foi eleito, o papa demonstrou que pretende quebrar regras e protocolos. Dispensou o carro oficial destinado aos pontífices, optando, em uma ocasião, pelo ônibus usado pelos cardeais – no traslado da Capela Sistina até a Casa Santa Marta onde todos estavam hospedados – e, em outra, por um carro simples.

Ao rezar na Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, ele pediu que as portas ficassem abertas para que todos tivessem acesso à igreja. No dia anterior, fez questão de ir até a Casa Internacional do Clero, em Roma, na qual os cardeais se hospedaram antes do conclave, para pagar a conta.

O Vaticano é um Estado soberano com legislação e segurança próprias. Nos dias que antecederam o conclave, o esquema de segurança foi reforçado e vários locais ficaram fechados e proibidos à entrada de turistas e jornalistas. Os policiais e seguranças que guardam a área costumam ser rígidos e inflexíveis.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil//