Espaço Furnas Cultural oferece 25 projetos gratuitos em sua programação de 2013

15/03/2013 - 20h03

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Espaço Furnas Cultural, que em 2011 foi reestruturado com o objetivo de torná-lo mais presente na vida da cidade, divulgou hoje (15) sua programação de 2013, que oferecerá até dezembro 25 atrações, todas com entrada gratuita. São 15 projetos de música, três de artes visuais e sete de artes cênicas, selecionados entre 380 propostas inscritas no edital de ocupação lançado no ano passado. Para viabilizar a programação, a empresa investiu R$ 1,3 milhão em recursos próprios, sem a utilização dos benefícios da Lei Rouanet.

A exposição Origem – Retratos de Família no Brasil, de Fifi Tong, abre a programação do espaço, que conta com duas galerias para acolher mostras de fotografia, pintura e escultura. Considerada uma das maiores retratistas brasileiras, a fotógrafa fotografou família descendentes de indígenas, africanos, europeus, árabes e orientais para mostrar a diversidade étnica do povo brasileiro.

No próximo dia 23, sábado, às 20h, tem início a agenda musical do Furnas Cultural, com um tributo aos 90 anos do compositor Waldir Azevedo, um dos mestres do choro. O show terá uma segunda apresentação no dia seguinte (24), às 19h. A cada fim de semana, com espetáculos aos sábados e domingos, e por vezes também às sextas-feiras, shows e peças vão se revezar no teatro de 192 lugares do espaço cultural.

As atrações vão de nomes consagrados, como João Bosco, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Moraes Moreira, Jopyce Moreno, Leila Pinheiro e o grupo Azymuth, a novos talentos da música popular brasileira. Entre os sete espetáculos teatrais agendados, está a peça R&J Shakespeare, uma releitura ousada do clássico Romeu e Julieta, do dramaturgo inglês.

“O Espaço Furnas Cultural está cada vez mais sólido, resultado do investimento da empresa em cultura, sempre associado a um forte componente social”, disse a gerente de responsabilidade sociocultural de Furnas, Ana Cláudia Gesteira. Segundo ela, várias medidas vem sendo tomadas para facilitar o acesso do público ao espaço cultural, localizado no prédio administrativo de uma das principais empresas do setor elétrico do país.

“A empresa tinha uma cultura de só funcionar nos horários de expediente comercial, com as exigências de praxe para o ingresso de não funcionários, o que dificultava a organização de eventos noturnos e nos fins de semana e a própria entrada de visitantes e espectadores. Tivemos que reverter essas normas”, disse Ana Cláudia.  
 
Segundo ela, o espaço cultural existe desde 2003, antes com uma área menor e restrito a exposições que somente podiam ser vistas no horário de funcionamento da empresa. A partir de 2011, esse perfil mudou radicalmente. Desde então, foram 43 eventos, que receberam um público de 16 mil pessoas. O investimento total nesse período alcanções R$ 5 milhões, incluindo as obras de melhoria das instalações.

A exposição Origem – Retratos de Família no Brasil fica em cartaz até 5 de maio e pode ser vista de terça a sexta-feira, das 14 às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h. O Espaço Furnas Cultural fica na Rua Real Grandeza, 219, em Botafogo, zona sul do Rio.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil