Prefeito de São Paulo está otimista com candidatura da cidade para Expo 2020

13/03/2013 - 22h04

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse hoje (13) que está otimista com a candidatura da cidade para sediar a Exposição Universal de 2020 – a Expo 2020, e que o projeto tem apoio do governo federal. Junto com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Haddad acompanhou a comitiva do Bureau Internacional de Exposições (BIE) – que escolherá a sede da exposição – recebida hoje pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

“Demos uma abrangente visão do significado da Expo 2020 para São Paulo. Não se trata de um projeto isolado, pelo contrário, é um projeto que se insere no contexto do desenvolvimento e que se combina com outros empreendimentos em curso na cidade de São Paulo, tanto municipais quanto  estaduais. O governador fez muita questão de frisar esse aspecto do projeto”, disse o prefeito após a reunião.

A Expo2020 é considerada o terceiro maior evento internacional em número de visitantes e de impacto econômico, ficando apenas atrás da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. São Paulo concorre com Ayutthaia, na Tailândia; Izmir, na Turquia; Dubai, nos Emirados Árabes, e Ekaterinburg, na Rússia. A cidade vencedora será anunciada em novembro de 2013.

Segundo Haddad, se o BIE der parecer favorável à candidatura de São Paulo, a campanha entrará em uma nova fase para ganhar o voto dos delegados de 162 países que farão a escolha. “A campanha agora responde a uma lógica mais diplomática que técnica, temos que fazer um corpo a corpo com os delegados que vão votar. O projeto está bem defendido, cabe agora à diplomacia brasileira fazer chegar aos delegados nossas pretensões e entusiasmo com o projeto”, disse o prefeito.

O tema escolhido por São Paulo é Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento, que pretende estimular a criação de projetos de inovação, novas políticas sociais e econômicas. Se São Paulo for escolhida como sede da Expo 2020, será a primeira cidade da América Latina a sediar o encontro. A expectativa é que 25 a 30 milhões de visitantes passem pela exposição durante os seis meses do evento, que vai de 15 de maio a 15 de novembro de 2020.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.