Depoimento de Valério sobre Lula volta para Brasília

13/03/2013 - 21h54

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois de tramitar em Minas Gerais, o depoimento do publicitário Marcos Valério em que acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de participar do esquema do mensalão foi encaminhado ao Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF). O caso foi para Minas Gerais por decisão do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.  

Durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, Marcos Valério procurou o Ministério Público para dar depoimento com novas informações sobre o esquema. Ele disse que o ex-presidente Lula sabia e se beneficiava da compra de votos instalada no Congresso Nacional durante seu primeiro mandato.

Como Lula não tem mais prerrogativa de foro, por não ser mais presidente da República, Gurgel entendeu que os fatos deveriam ser apurados pela primeira instância do Ministério Público. Ele optou por Minas Gerais por entender que havia conexão entre o depoimento do publicitário e processos que tramitam no Judiciário local, também relacionados ao mensalão – Marcos Valério é mineiro.

Após analisar o material, o procurador Leonardo Augusto Melo decidiu encaminhar o depoimento para o MPF-DF. Ele entendeu que a apuração deveria ocorrer em Brasília porque os fatos se passaram no Distrito Federal.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil