Acidente de avião que levava trabalhadores de hidrelétrica mata dez pessoas no Pará

13/03/2013 - 17h54

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dez pessoas morreram na noite de ontem (12) em um acidente com um avião bimotor que transportava de Belém (PA) a Almeirim, no oeste do estado, funcionários da Hidrelétrica Santo Antônio do Jari. Morreram o piloto e nove trabalhadores contratados da Cesbe Engenharia e Empreendimentos, uma das empresas consorciadas para a construção.

A aeronave foi alugada da companhia de táxi aéreo Fretax e os destroços foram encontrados na manhã de hoje (13).

De acordo com a Cesbe, as autoridades locais iniciaram as investigações para apurar as causas do acidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que o acidente envolveu a aeronave de matrícula PT-VAQ nas proximidades do aeroporto de Monte Dourado, um distrito de Almeirim.

Uma equipe de investigadores do Cenipa está no local colhendo as informações que vão iniciar o processo de investigação. De acordo com a instituição, ainda não é possível apontar nenhum fator que contribuiu para o acidente, que ocorreu às 20h26 de ontem.

A Agência Brasil entrou em contato com a empresa Fretax, que não se manifestou a respeito do acidente até a publicação desta matéria.

Edição: Davi Oliveira // Matéria teve o título corrigido às 12h25 desta quinta-feira (14) porque informou incorretamente que morreram dez trabalhadores no acidente. Na verdade, foram nove trabalhadores das obras de construção da usina e o piloto do avião. O primeiro parágrafo também foi alterado para tornar mais clara a informação. Ainda foram acrescentadas informações do Cenipa, enviadas posteriormente pelo órgão.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil