Autoridades espanholas capacitam policiais no Rio

12/03/2013 - 12h49

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Quarenta policiais civis e militares do Rio estão sendo treinados por especialistas espanhóis, dentro do programa de cursos que pretende capacitar agentes brasileiros para a segurança dos grandes eventos que o país vai realizar nos próximos anos.

Com enfoque no controle de multidões, as aulas irão mostrar como a polícia espanhola trabalha, abordando práticas operacionais, além de palestras relacionadas à situações como gestão de ordem pública, coordenação de espetáculos esportivos, planejamento de grandes eventos e técnicas de ação em situações de confronto. O curso começou ontem (11) e vai até a próxima sexta-feira (15).

Para o comandante da Unidade de Controle de Multidões do Batalhão de Choque (BPChoque) da Polícia Militar, capitão Gilberto Martins Ribeiro, é muito importante contar com a participação de um país que já possui experiência em segurança de grandes eventos.

"A Espanha é um país acostumado a grandes eventos, tanto recentemente como no passado. Para nós é de vital importância poder contar com essa experiência em logística, inteligência e infraestrutura para realizar um trabalho que visa a segurança da população e a ordem pública", destacou Martins.

Esse curso é o segundo de uma série de encontros realizados pelas secretarias de Segurança e da Casa Civil, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para Desenvolvimento (Aecid). O primeiro, voltado para o combate ao terrorismo, foi realizado em janeiro. Ao longo do semestre, também será organizado um terceiro curso focado no combate a ameaças externas.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil