Missionário diz que dom Odilo reza para que Espírito Santo guie conclave

10/03/2013 - 13h00

Renata Giraldi
Enviada Especial da EBC/Agência Brasil

Vaticano – Apontado por vaticanistas – especialistas em Vaticano – como um dos principais nomes para suceder o papa Bento XVI, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, de 63 anos, está tranquilo, bem-humorado e rezando para que o Espírito Santo guie o conclave. Na próxima terça-feira (12), 115 cardeais dão início ao conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI.

“Dom Odilo está contentíssimo e pregando para que o Espírito Santo indique a pessoa ideal [para ser escolhida como papa], seja ele ou outro”, ressaltou o diácono Inácio Almeida, da organização Araustos do Evangelho, que reúne missionários em 78 países.

Ao ser perguntado se dom Odilo preenche os quesitos para ser eleito papa, o diácono Almeida, que acompanha o cardeal em Roma e no Vaticano, respondeu: “O perfil de dom Odilo é o perfil da Igreja [Católica Apostólica Romana].”

O conclave – palavra de origem latina, que significa “com chave” – reúne os cardeais com menos de 80 anos. Dos 117 que estão nessa faixa etária, dois não participarão do conclave. A escolha do papa começa com uma missa, seguida por um juramento de segredo absoluto sobre todos os procedimentos. Dos cardeais eleitores, 50 foram nomeados por João Paulo II e 67 por Bento XVI.

No conclave estarão representados os cinco continentes, sendo que a Europa e a América Latina são os que têm mais cardeais. Em seguida, vem a América do Norte, a África, a Ásia e a Oceania, que tem apenas um cardeal. Os países com mais votos são a Itália, com 28 cardeais eleitores, os Estados Unidos, com 11, a Alemanha, com seis, o Brasil, a Espanha e a Índia, com cinco cada um.

 

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil