Fifa não tem plano B para o Maracanã

07/03/2013 - 16h10

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol, a Fifa, Jérôme Valcke, disse hoje (7) que não há uma alternativa, um plano B, para o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, caso não fique pronto a tempo da Copa das Confederações 2013, em junho deste ano. Valcke disse estar confiante de que a reforma do estádio estará pronta a tempo para a competição.

Segundo ele, o governo do Rio e a construtora Odebrecht garantiram que o estádio será entregue em 27 de abril, a tempo de fazer pelo menos dois eventos testes esperados pela Fifa. “Não há plano B. É por isso que estamos trabalhando para assegurar que o estádio esteja pronto para a Copa das Confederações. Decidimos que haveria seis cidades-sede e colocamos a venda os ingressos. Então, não há possibilidade de mudar isso”, disse Valcke.

De acordo com o secretário-geral da Fifa, o ideal seria que tudo estivesse pronto faltando 100 dias para a Copa das Confederações, mas era esperado que o andamento das obras fosse atrasar. Segundo ele, não há uma grande preocupação em relação à preparação dos seis estádios, mas sim um “nervosismo maior” porque o evento está se aproximando.

Ele disse que ver a foto do Maracanã alagado ontem não foi “uma das melhores coisas”, mas ficou surpreso porque, mesmo com todo o estrago causado pelas chuvas, milhares de operários continuavam trabalhando no canteiro de obras.

Jérôme Valcke está no Brasil para reuniões com organizadores locais da Copa das Confederações para discutir detalhes da operação dos estádios em cada uma das seis cidades-sede (Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza).

A competição que servirá de teste vai reunir o Brasil, a Espanha, Itália, e os campeões das copas continentais: Uruguai (América do Sul), México (Américas do Norte e Central), Nigéria (África), Japão (Ásia) e Taiti (Oceania). Mais de 530 mil ingressos foram vendidos e 300 mil estão disponíveis. Pessoas com deficiência têm até 15 de abril para garantir a entrada nos estádios.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.