Para Abdib, baixo crescimento do PIB é explicado pela falta de investimentos

01/03/2013 - 17h49

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Para a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o crescimento da economia em 2012 “não condiz com o potencial do Brasil no atual momento e com as necessidades e anseios dos brasileiros”.

Entre os fatores que influenciaram para que o Produto Interno Bruto (PIB) registrasse uma expansão de apenas 0,9% no ano, conforme número divulgado hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a associação destaca o baixo nível de investimento.

“A falta de reação dos investimentos como fator de contribuição para o crescimento econômico é preocupante”, ressalta a nota assinada pelo presidente de Abdib, Paulo Godoy.

Para estimular a economia e garantir um crescimento maior nos próximos anos, a Abidib defende a desoneração dos investimentos.  “Torna-se crucial estimular a economia por essa vertente, com uma política permanente de desoneração do investimento”, enfatiza Godoy.

A associação elogia medidas do governo nos últimos meses que seguem a linha de apoio aos investimentos. “Foram essenciais, as decisões que visam a reduzir o custo da energia elétrica, em um primeiro momento, e da logística, que será alvo de concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos”, aponta.

“Dentro das perspectivas de curto e médio prazo para a economia brasileira, ganha urgência a condução eficiente e bem-sucedida dos projetos inseridos nos programas de concessão em infraestrutura”, acrescenta.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil