Consumo deve continuar puxando economia, diz economista do Iedi

01/03/2013 - 18h52

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2012 mostra que o consumo interno continua sendo o pilar da economia, segundo o economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Rogério César de Souza. “Isso vem ocorrendo há alguns anos e em 2012 não foi diferente”, disse. Na avaliação de Souza, esse cenário não deve se alterar muito em 2013 e o consumo deve continuar puxando a economia para o alto.

Souza disse que os investimentos devem ser outro pilar da economia do país, pois depois de três quedas seguidas, o setor apresentou uma elevação, que mesmo modesta, sinaliza uma recuperação. “Os investimentos devem continuar em elevação podendo ser de 4% ou mais”, disse. Para o economista, o PIB deve ser de 3% ou mais em 2013.

Hoje (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou crescimento de 0,9% do PIB em 2012 e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que prevê um crescimento da economia para 2013 entre 3% e 4%. A avaliação do ministro foi feita com base em um melhor desempenho do PIB no último trimestre.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil