Campinas confirma 90 bebês com infecção latente de tuberculose

01/03/2013 - 17h22

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Dos 1.054 bebês nascidos entre janeiro e junho de 2012 no hospital particular Madre Theodora, em Campinas, no interior de São Paulo, foi confirmada a infecção latente de tuberculose em 90 deles, informou a Secretaria Municipal de Saúde. Os bebês foram contaminados após contato direto ou indireto com uma enfermeira que estava doente e não sabia. A infecção latente é quando o bacilo está presente, mas a doença não se desenvolve.

De acordo com a secretaria, desde setembro de 2012, a doença se desenvolveu em 14 crianças. Ainda faltam 13 bebês para serem examinados.

Segundo o  Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), os bebês, que desenvolveram a doençã, estão sendo tratados, por um período de seis meses, com antibióticos, disponíveis somente no Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital informou que está custeando o  medicamento e exames feitos em clínicas particulares.

A enfermeira, que estava de férias em julho, não retornou ao trabalho e ainda está em licença médica. O foco da doença já foi controlado e os bebês não podem transmiti-lá.

 

Edição: Carolina Pimentel//Título alterado às 16h24, do dia 5 de março, para esclarecimento de informação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil