Ao chegar a Castel Gandolfo, Bento XVI diz que agora é um simples peregrino

28/02/2013 - 18h36

Da Rádio Vaticano

Brasília – Ao chegar à residência apostólica de verão, em Castel Gandolfo, a cerca de 30 quilômetros de Roma, o papa Bento XVI agradeceu aos fiéis pela simpatia e afeto com que o receberam na cidade. Depois de lembrar que seria chefe da Igreja Católica somente até as 20h (14h em Brasília), Bento XVI disse: "Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra."

Ele acrescento, porém, que, com seu amor, orações, reflexões e com suas forças interiores, pretende continuar trabalhando pelo bem comum e pelo bem da Igreja e da humanidade. Em seguida, emocionado, concedeu a bênção apostólica aos presentes.

Procedente do Vaticano, Bento XVI chegou a Castel Gandolfo às 17h23 (hora local) e foi acolhido ao som dos sinos da Diocese de Albano Laziale. O papa havia deixado o Vaticano de helicóptero às 17h07, também ao som de sinos e dando uma volta sobre a Praça São Pedro, lotada de fiéis que foram se despedir dele. O helicóptero sobrevoou o Coliseu e a Basílica de São João de Latrão, sede da Diocese de Roma, com imagens transmitidas pelo Centro de Televisivo Vaticano.

Bento XVI, de 85 anos, permanecerá na residência de Castel Gandolfo por cerca de dois meses. Em seguida, retornará ao Vaticano como papa emérito e residirá no Mosteiro Mater Ecclesiae, que está sendo restaurado.