Batizado de UFA!, Rio lança novo modelo de mictório público

26/02/2013 - 18h06

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro-  Como parte de um projeto piloto, foi instalado hoje (26) na entrada da estação de trem Central do Brasil, no centro da cidade, um novo modelo de mictório público masculino. Batizado de Unidade Fornecedora de Alívio (UFA!), o mictório é uma cabine de aço, com um gancho para pendurar pastas e mochilas e um espelho. Não tem pia para lavar as mãos.

A unidade custou R$ 19 mil e resulta de uma parceria da prefeitura do Rio com a iniciativa privada.“O UFA! é mais uma tentativa de solucionar o problema da higiene”, disse, em nota, o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior. Segundo ele, o equipamento visa a conservação da cidade.

A escolha para a instalação da primeira unidade na Rua Bento Ribeiro,  na Central do Brasil, foi por causa da grande movimentação de pedestres durante o dia. A cabine foi colocada em uma área gradeada, para que o usuário se sinta seguro para usá-la. Durante a madrugada, o local ficará fechado, o que dificultará a depredação.

Para funcionar, o UFA! é ligado diretamente à rede de esgoto e não tem nenhum dispositivo de descarga. O mau cheiro é evitado por meio de uma válvula que não permite o retorno do odor das galerias. Porém, não dispõe de água corrente para a lavagem das mãos. Segundo a prefeitura, a decisão é ecologicamente correta e facilita a instalação de mais unidades.

Segundo a prefeitura do Rio, o projeto resgata uma ideia do ex-prefeito Pereira Passos (1903-1906) que tentou melhorar as condições de higiene no Rio. Porém, por sucessivos atos de vandalismo, o uso dos mictórios públicos não se firmou como um hábito entre os cariocas.

Os mictórios públicos são frequentes em outras cidades do mundo, como Amsterdã e Bruxelas, na Europa. Unidades mais simples também podem ser encontradas em Roma e em Lisboa.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil