Policiais e servidores da Receita recebem capacitação para grandes eventos

25/02/2013 - 18h41

Da Agência Brasil

Brasília – Policiais de vários estados brasileiros, das polícias Militar, Civil e Federal e servidores da Receita Federal, começaram hoje (25) o Curso de Gerenciamento de Controle de Fronteiras do Ministério da Justiça, focado na segurança dos grandes eventos previstos no país entre 2013 e 2016. A proposta do ministério é que sejam capacitados 50 mil servidores da área de segurança para a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Durante duas semanas, os 24 alunos da turma terão aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores americanos. Eles aprenderão a identificar explosivos, além de materiais químicos, biológicos, radioativos e nucleares.

Segundo o titular da Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos (Sesge), Valdinho Caetano, 5 mil servidores já foram capacitados. Ele acredita que o trabalho conjunto dessas forças será fundamental para atuar nos grandes eventos e na melhoria da segurança nos estados. “Um dos maiores legados que deixaremos para a segurança do país é que teremos vários profissionais [de diversos setores da área] trabalhando em conjunto, [de modo] que seja apenas um força individual”.

Caetano lembrou que quem mais vai ganhar com essa capacitação é o cidadão brasileiro. "Quanto mais nós qualificarmos o nosso profissional, melhor vai ser o serviço que ele vai prestar à sociedade, não só durante os jogos”.

Entre os equipamentos que serão usados para reforçar a fiscalização nos grandes eventos, está o cachorro eletrônico que funcionará como um farejador. Segundo o diretor de Projetos Especiais da Sesge, Mauro Magliano, o equipamento ainda não pode ser encontrado no Brasil, mas já estão sendo feitas articulações para comprá-lo.

O inspetor da Polícia Rodoviária de Santa Catarina, Evandro Bruno, um dos alunos, disse que não são apenas servidores dos estados de fronteira que estão fazendo o curso. “Isso mostra que estamos preocupados em atingir todos os estados com uma excelente fiscalização”. Bruno disse que os conhecimentos adquiridos serão multiplicados e levados aos outros profissionais de cada estado.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.