Mais de 60% das obras de saneamento contratadas pelo PAC 2 foram executadas

22/02/2013 - 12h02

Carolina Gonçalves e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Mais de 60% das obras de saneamento básico contratadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) já foram executadas. A previsão do governo é gastar R$ 24,8 bilhões em mais de 3,4 mil empreendimentos que vão beneficiar quase 8 milhões de famílias no país quando as obras estiverem totalmente concluídas.

Os dados foram divulgados hoje (22) pelo governo durante a apresentação do 6° balanço do PAC 2. Ministros de várias áreas vão detalhar o andamento dos projetos ainda pela manhã.

Os investimentos do PAC ainda preveem a conclusão de 494 obras de drenagem e 151 projetos de contenção de encostas dentro do pacote de prevenção em áreas de risco. Os empreendimentos começaram a ser selecionados em 2007.

No ano passado, foram selecionados mais de 138 empreendimentos de drenagem. Nas ações de drenagem há 212 projetos previstos, totalizando R$ 5,2 bilhões. Quase metade (49%) desses empreendimentos foi executada.

Na área de garantia hídrica, que tem foco maior na Região Nordeste, os investimentos feitos até agora conseguiram ampliar em mais de mil quilômetros os canais e as redes adutoras de atendimento à população da região. Os projetos também incluíram a construção de barragens que aumentaram a capacidade de armazenamento de água nas cidades nordestinas em quase 90 milhões de metros cúbicos.

Apenas na Região Nordeste, foram concluídas a construção de duas barragens e de seis adutoras como a Adutora do Algodão, na Bahia, e um dos trechos da obra do Eixão das Águas, no Ceará.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil