Demanda por voos domésticos cai pela primeira vez em quase quatro anos

22/02/2013 - 20h26

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pela primeira vez em quase quatro anos, a demanda por voos nacionais caiu. Segundo dados divulgados hoje (22) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de passageiros transportados por quilômetro em rotas domésticas ficou 1,04% menor em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado.

Essa foi a primeira queda mensal registrada em 43 meses (três anos e sete meses). Para meses de janeiro, a diminuição foi a primeira desde 2003. As companhias aéreas reagiram à queda da demanda cortando o número de voos. De acordo com a Anac, a oferta de voos domésticos caiu 6,87% em janeiro também em comparação com o mesmo mês de 2012, a primeira queda para o mês desde 2005.

Com a retração da oferta mais intensa que a diminuição da demanda, a taxa de ocupação de assentos subiu em janeiro. No mês passado, 79,39% dos assentos oferecidos foram vendidos, contra 74,71% no mesmo mês de 2012.

O desaquecimento não se repetiu nas rotas internacionais. Segundo o levantamento, a demanda por voos para o exterior, também medida em número de passageiros transportados por quilômetro, cresceu 9,56% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2012. A oferta aumentou 20,39%. Os dois números são os maiores desde o início da série, em 2000.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil