Autoridades de segurança e detentos de Contagem retomam negociações

22/02/2013 - 10h43

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Serão retomadas hoje (22) as negociações, interrompidas no início da madrugada, entre as autoridades de segurança pública de Minas Gerais e os detentos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Cerca de 90 presos fazem uma rebelião que dura mais de 24 horas no Pavilhão 1 do complexo. Sem água e sem luz, os detentos não se alimentam desde a manhã de quinta-feira (21).

De acordo com a Secretaria Estadual de Defesa Social de Minas Gerais, o motim começou às 9h de ontem (21), quando, durante uma aula, um agente penitenciário e uma professora foram rendidos.

Para conter a situação, foram mobilizados 210 militares e 30 agentes penitenciário do Comando de Operações Especiais (Cope). Um gabinete de crise, com autoridades da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Polícia Militar e da Polícia Civil, foi montado no local.

A secretaria informou que o motim está sendo liderado por Daniel Augusto Cypriano, 29 anos, conhecido pelos apelidos Carioca e Snap. Ele tem seis condenações: cinco por roubo e uma por homicídio. É natural de Conselheiro Pena (MG) e cumpre pena na Nelson Hungria desde 2011.

O Complexo Penitenciário Nelson Hungria tem capacidade para 1.664 presos, mas estão detidos no local 1.970, entre eles Bruno Fernandes, ex-goleiro do Flamengo, réu no processo de desaparecimento e morte da modelo Eliza Samudio. O ex-atleta está detido em outra ala.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil