Estudantes pressionam para que governo venezuelano informe estado de saúde de Chávez

21/02/2013 - 19h18

Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá - Integrantes do movimento estudantil venezuelano anunciaram hoje (21) que se concentrarão em frente ao Hospital Militar de Caracas, onde o presidente do país, Hugo Chávez, está internado há quatro dias. Os estudantes pressionam o governo para informar sobre o estado de saúde do presidente.

“Iremos para o hospital, se o governo não contar sobre a saúde de Chávez”, disse o estudante José Vicente García, uns dos integrantes do movimento, em entrevista à imprensa local. O estudante disse que o movimento exige que o governo do país,  “mostre o presidente". Chávez regressou ao país para continuar o tratamento contra o câncer depois de mais de dois meses de tratamento em Cuba.

“Necessitamos saber se ele tem, ou não, as condições físicas necessárias para assumir as funções presidenciais. Se não nos mostrarem uma prova contundente de sua capacidade para assumir, nos dirigiremos às portas do Hospital Militar”, disse García. O grupo também se mobiliza pelas redes sociais e promete uma grande manifestação para a próxima segunda-feira (26).

O movimento estudantil participa da chamada Operação Soberania. Eles pedem que a situação do governo venezuelano seja definida e pedem a “verdade” sobre a saúde de Chávez. Na semana passada, os estudantes protestaram em frente à Embaixada de Cuba na Venezuela. Eles se acorrentaram na quinta-feira (14) em protesto pela ausência de Chávez. A manifestação deixou feridos após confronto com a polícia.

No dia seguinte ao protesto, sexta-feira (15), fotos do presidente foram divulgadas e na segunda (18) ele regressou ao país. O Tribunal Superior de Justiça (TSJ) e o governo venezuelano ainda não se pronunciaram sobre como e quando o presidente Chávez fará o juramento para o novo mandato. 

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil