No Rio de Janeiro, Biblioteca do Inea é reaberta ao público

19/02/2013 - 17h11

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Biblioteca Central do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reabriu hoje (19) em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Em 2002, o local foi atingido por um incêndio que danificou cerca de 7 mil publicações e parte das instalações do espaço. Além de consultar as obras, o público poderá acessar o catálogo pela internet e os novos conteúdos informatizados.

“Após o incêndio de 2002, houve uma higienização do material da Biblioteca da Feema [Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente, uma das instituições que deu origem ao Inea], interrompendo o acesso do público ao seu acervo. Em função do ocorrido, durante os 11 anos, apenas os estudos e relatórios de impacto ambiental ficaram disponíveis à sociedade, como determina a lei. E, hoje, a biblioteca está toda informatizada. Acrescida a isso, estamos com o serviço aos usuários e vamos poder acompanhar os projetos e dar suporte bibliográfico. É importante para nossa instituição ter os livros de volta”, explicou a chefe e organizadora da biblioteca, Josete Medeiros.

Entre os 20 mil títulos oferecidos estão periódicos, folhetos, estudos e relatórios de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e de Auditoria Ambiental (RAA) de empreendimentos licenciados pelo estado, além de obras sobre controle da poluição ambiental, tratamento de água e esgoto, resíduos sólidos, recursos hídricos, desenvolvimento sustentável, conservação ambiental, biodiversidade e gestão ambiental.

No período em que a biblioteca ficou fechada, o material deteriorado foi higienizado e recuperado. A reformulação do espaço teve apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na cerimônia de reabertura, a presidenta do Inea, Marilene Ramos, reforçou a importância dos periódicos do Inea. “É importante termos um local onde se possa buscar informação que tanto produzimos. Temos um novo apoio porque alivia os processos e leitura diária das atribuições jurídicas e processuais", disse.

A Biblioteca Central do Inea funciona na Rua Fonseca Teles, 121, 9º andar, em São Cristóvão. O horário de funcionamento é das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, de segunda-feira a sexta-feira.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil