Chuva forte permanece durante a semana na capital paulista, alerta Inmet

19/02/2013 - 11h40

Repórter da Agência
Fernanda Cruz

São Paulo - Os paulistanos vão enfrentar esta semana tardes abafadas e muita chuva, principalmente, no começo da noite. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas na sexta-feira (22), o tempo ficará mais fechado, com queda na temperatura e clima chuvoso durante todo o dia.

De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, hoje (19) o vento deu uma pequena virada e está soprando do mar. “Quando isso acontece, normalmente, a chuva fica mais na zona oeste da cidade de São Paulo e no Vale do Ribeira”, disse. Para hoje, porém, a previsão é que a chuva seja menos intensa que a de ontem (18). Segundo ele, haverá também temporal na divisa com o estado do Paraná.

O fenômeno do encontro do ar úmido que vem do oceano com o ar quente da cidade faz com que a chuva fique localizada, “mas não com a mesma intensidade”, acrescentou o meteorolista. A temperatura máxima prevista para hoje é 32º graus Celsius (ºC). Amanhã e na quinta-feira (21) deve variar de 33ºC a 34ºC. Ontem, chegou a 34ºC. As madrugadas permanecerão quentes, com temperatura entre 20ºC e 21ºC.

As chuvas, de acordo com o Inmet, em alguns pontos, deverão variar de 15 a 30 milímetros (mm) no começo da noite de hoje. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), o acumulado de precipitações desde o início do mês em São Paulo já supria 94,2% do esperado, que é 217 milímetros (mm). No mesmo período do ano passado, o índice pluviométrico total alcançou 207,2 mm. Ontem, a média ficou em 17,4 mm.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil