Proposta de reforma da Lei de Imigração nos Estados Unidos ainda não tem data para começar a ser discutida

17/02/2013 - 18h50

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Congresso dos Estados Unidos ainda não tem uma data marcada para dar início aos debates da proposta de reforma da Lei de Imigração no país, que regulariza a situação dos estrangeiros que vivem em território norte-americano e querem ter residência permanente. O processo para obter a regularização de residência pode levar oito anos.

A proposta prevê também o aumento de recursos para a segurança nas fronteiras, alterações nos contratos de trabalho e cria uma espécie de visto para facilitar a legalização gradual dos 11 milhões de imigrantes ilegais.

Em discurso à nação no começo do mês, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao Congresso que acelere a discussão e a votação da reforma da Lei de Imigração. O assunto gera polêmicas entre democratas e republicanos – os principais partidos no Parlamento norte-americano.

O debate sobre o tema ganhou força depois da eleição presidencial, em novembro. Segundo dados oficiais, desde que Obama assumiu o cargo em janeiro de 2009, foram deportados mais de 1,5 milhão de imigrantes ilegais.

Apenas em 2012 foram mais de 409,8 mil deportações. Mais de mil imigrantes ilegais são deportados todos os dias nos Estados Unidos. Pelo menos metade dos imigrantes tem famílias com crianças, segundo pesquisas.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil