Três milhões de pessoas usaram o metrô durante o carnaval carioca

15/02/2013 - 18h22

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O número de passageiros no metrô do Rio de Janeiro aumentou 10% em relação ao período do carnaval do ano passado. Cerca de 3 milhões de pessoas usaram o transporte, que funcionou sem parar até a meia-noite de terça-feira (12).

O esquema especial vai continuar neste fim de semana em função do desfile das escolas campeãs, amanhã (16), na Marquês de Sapucaí, e, no domingo (17), por causa do Monobloco que deve reunir milhares de foliões, a partir das 9h, no centro da cidade.

Com reforço na segurança durante a Operação Carnaval deste ano, o vandalismo no metrô diminuiu. As avarias como luminárias e vidros quebrados caíram de 136 em 2012 para 72 este ano.

A ocupação dos hotéis da cidade ficou em 87,25%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), número abaixo da expectativa de 98%. Os bairros mais concorridos foram Leme e Copacabana, com ocupação chegando a 91,86%, seguido de Ipanema e Leblon, com 90,2% e Flamengo e Botafogo, onde 86,75% dos leitos foram ocupados.

Os hotéis considerados 3 e 4 estrelas tiveram com 87,04% de ocupação, contra o 80,07% dos hotéis cinco estrelas.  De acordo com a entidade, 70% dos turistas eram brasileiros, quando em carnavais anteriores a média de estrangeiros ficava entre 65% e 70%.

A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) marcou para segunda-feira (18) uma coletiva de imprensa com o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, no Centro de Operações Rio, para apresentar o balanço do carnaval 2013, com a participação de representantes de todos os órgãos envolvidos. Também será divulgado o número de embarques e desembarques de passageiros durante o período nos aeroportos Santos Dumont e Internacional Galeão/Tom Jobim.

 

Alterada às 20h20 para acréscimo de informação

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil