Sociedade civil promove marcha contra as Farc em cidades colombianas

15/02/2013 - 5h57

Leandra Felipe
Correspondente da EBC

Bogotá - Em meio às negociações de paz entre as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo para o fim do conflito armado, movimentos da sociedade civil e organizações não governamentais (ONGs) preparam para esta sexta-feira (15) uma grande marcha contra as Farc em diferentes cidades do país. O início está previsto para as 10h (13h em Brasília).

A manifestação foi idealizada pela ONG colombiana Vozes do Sequestro, que atua apoiando as vítimas de sequestro. O jornalista Herbin Hoyos, presidente da organização, disse que a marcha foi convocada em protesto contra a posição da guerrilha de que “teria direito” a capturar prisioneiros em combate.

No momento, as Farc estão em processo de libertação de dois policiais sequestrados no começo deste mês. A operação seria realizada nessa quinta-feira (14), mas foi adiada depois de o grupo alegar “grande presença da mídia no local”.

Segundo as Vozes do Sequestro, o chamado para a manifestação surgiu com a “arrogância da guerrilha ao fazer reféns em meio às negociações de paz”. De acordo com a ONG, as Farc ainda têm em seu poder 3.728 pessoas, entre civis e militares. O governo colombiano não confirma a quantidade de pessoas em poder das Farc e diz que não é possível fornecer a informação com precisão.

Em 2008, a sociedade civil participou de uma marcha contra as Farc que teve manifestações em 193 cidades da Colômbia e de outros países.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.