Rio Branco mantém situação de alerta por causa das chuvas

13/02/2013 - 14h23

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Rio Acre começou a dar sinais de que pode transbordar nas últimas 48 horas. Na segunda-feira (11), o rio que banha Rio Branco atingiu a marca de 14,12 metros, o que levou a Defesa Civil da capital acriana a executar o plano de contingência para os casos de cheias e a retirar famílias de bairros ribeirinhos como o Airton Sena, Baixada Habitasa e o da Base.

Em situação de alerta, a Defesa Civil retirou seis famílias – 27 pessoas – desses bairros e as abrigou no Parque de Exposição da cidade. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, George Luiz Santos, a medição do nível do rio, na manhã de hoje, mostrou uma redução para 13,68 metros.

Como a época das águas na região vai até abril, a Defesa Civil manterá a situação de alerta, em parceria com diversos órgãos, para acionar as medidas de segurança caso o Rio Acre torne a elevar seu nível a ponto de colocar a população em risco. Hoje, foi suspensa a retirada de famílias dos bairros potencialmente arriscados.

“De ontem (12) para hoje o rio baixou 34 centímetros. Nós estamos preparados para receber, até o momento, 102 famílias no Parque de Exposição caso seja necessário”, disse o coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.

George Luiz Santos informou que municípios do Alto Acre onde os riscos de enchentes são maiores, como Assis Brasil, Brasileia e Xapuri apresentam situação de normalidade para esta época do ano. Ele acrescentou que, em Brasileia, é possível constatar queda no nível do rio. Devido a época do ano, a vazante não indica que será contínua.

Em 2012, ano da maior cheia da história do Acre, Brasileia foi a cidade mais afetada de todo estado. O município de 22 mil habitantes teve cerca de 6 mil pessoas afetadas. Toda parte baixa da cidade foi alagada. Em alguns pontos próximos ao rio, lojas e casas de Brasileia foram totalmente cobertas.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.