Papa está bem e muito sereno, diz porta-voz do Vaticano

13/02/2013 - 10h01

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, disse que o papa Bento XVI “está bem e muito sereno”, após a decisão de renunciar no final do mês. Segundo ele, Bento XVI não interferirá na sucessão. De acordo com Lombardi, o papa tem uma personalidade que se caracteriza pela discrição e o rigor extremos. O porta-voz fez uma análise sobre o estado de espírito do papa em entrevista coletiva concedida ontem (12).

“O sucessor de Bento XVI se sentirá apoiado pela oração, pelo amor e pela participação de uma pessoa que mais do que ninguém no mundo pode entender as preocupações de quem veio depois”, ressaltou o porta-voz, sem detalhar como será chamado o papa depois que ele renunciar e como ele se vestirá – como um religioso ou papa.

Lombardi reiterou ainda que a decisão foi tomada devido à fragilidade da saúde do papa, que tem 85 anos. O papa usa marca-passo e recentemente foi submetido a uma intervenção cirúrgica para a substituição da bateria do aparelho.

Bento XVI deixará suas funções no próximo dia 28 às 20h de Roma (16h de Brasília). Antes, no dia 27, ele fará uma despedida. O porta-voz reiterou que a iniciativa de renúncia do papa é marcada pela “coragem, humildade, responsabilidade e lucidez de uma decisão histórica”.

*Com informações da emissora de rádio do Vaticano.

Edição: Talita Cavalcante