Mais de 600 pessoas que urinavam nas ruas no Rio foram levadas para a delegacia

11/02/2013 - 15h37

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O balanço parcial do choque de ordem da prefeitura mostra que, até o momento, 613 pessoas foram encaminhadas à delegacia neste carnaval por urinar em vias públicas. Mesmo assim, na manhã de hoje (11), as ruas da Lapa, no centro, exalavam forte cheiro de urina, ainda com foliões nas ruas por volta das 7h.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu 80 toneladas de lixo no sambódromo apenas de ontem para hoje. Desde sexta-feira (8), foram 190 toneladas de lixo. O balanço sobre o lixo recolhido nos blocos de rua ainda não foi divulgado. Na Estrada Intendente Magalhães, onde ocorrem os desfiles dos grupos C, D e E foram recolhidas hoje 10 toneladas de resíduos. De acordo com a Comlurb, 1.070 trabalhadores por dia cuidam da limpeza da cidade: 600 no Sambódromo, 300 nas ruas após a passagem dos blocos e 120 atuam no centro, entre a Lapa, Cinelândia e Avenida Rio Branco.

Também na primeira noite de desfile do Grupo Especial, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil fez 558 atendimentos e 16 remoções no sambódromo e no Terreirão do Samba. Desde sexta-feira, foram 1.143 atendimentos e 38 pessoas levadas para unidades da rede de saúde. As principais queixas são dor de cabeça, hipertensão e desidratação. Foram montados nove postos médicos na Marquês de Sapucaí e no entorno, com 200 profissionais e 20 ambulâncias à disposição.

Durante o desfile de ontem na Marquês de Sapucaí, o choque de ordem apreendeu cerca de 5,5 mil mercadorias diversas, principalmente bebidas, de ambulantes não autorizados que atuavam no entorno do sambódromo. A operação também multou 161 veículos e rebocou 46 por estacionamento irregular.

Nos blocos de rua, foi apreendida ontem grande quantidade de maconha e ecstasy no Cordão do Boitatá. Noventa veículos foram multados e 36 rebocados nas proximidades dos blocos. No sábado (9), foram removidas 60 estruturas montadas irregularmente na Avenida Rio Branco durante a passagem do Cordão do Bola Preta, o maior bloco da cidade, que reuniu quase 1,8 milhão de pessoas. Também no sábado, foram multados 158 veículos e rebocados 35.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil