Pelo menos dez pessoas morrem no maior festival religioso do mundo, na Índia

10/02/2013 - 17h12

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Pelo menos pessoas morreram hoje (10), em Allahabad, no Norte da Índia, durante o considerado o maior festival religioso do mundo, o Kumbh Mela – que representa o ritual para "lavar" os seus pecados. As mortes foram causadas por um tumulto quando uma multidão se concentrou em uma estação de trem. O incidente ocorreu quando uma passarela na estação de Allahabad desmoronou. Dezenas ficaram feridos e há relatos que o número de mortos seria muito mais alto.

O cálculo é que cerca de 30 milhões de peregrinos hindus tomarão banho na área até o final da noite No local está o encontro entre os rios Ganges e Jamuna. Oficiais tentam controlar a multidão e garantir a segurança.

Milhões de pessoas nuas tomaram o banho antes do amanhecer. A cidade, que tem cerca de 1,2 milhão de moradores. Aproximadamente 30 mil voluntários e 7 mil policiais trabalharam na organização e segurança do festival, pedindo rapidez aos participantes durante a prática do ritual para garantir que todos conseguissem participar.

O festival Kumbh Mela, que começou no mês passado e termina em março. O festival ocorre a cada 12 anos, em Allahad.
*Com informações da BBC Brasil
 

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.