Hospitalizado há dois meses, Chávez está à frente da Venezuela, diz chanceler venezuelano

10/02/2013 - 15h52

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Hospitalizado há dois meses em Cuba, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está no comando do governo e na liderança das decisões, segundo o ministro das Relações Exteriores do país, Elias Jaua. Chávez está em Havana, capital cubana, para o tratamento de combate a um câncer na região pélvica. Ele foi submetido a uma cirurgia em 11 de dezembro e teve uma série de complicações, como infecção pulmonar e hemorragia. Mas as autoridades venezuelanas dizem que ele se recupera.

"O presidente é o responsável por tomar decisões sobre a economia do país", disse Jaua. Na última semana, o governo venezuelano determinou a desvalorização da moeda. Segundo Jaua, o presidente está em processo de recuperação gradual.

“[O presidente] luta [contra a doença] com muita fé, agarrando-se à vida e ao amor das pessoas e com a convicção de que vai vencer a batalha”, ressaltou o chanceler, que ontem (9) reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota.

Após a reunião, Patriota e Jaua concederam entrevista coletiva informando que serão implementados projetos nas áreas de infraestrutura e esporte. De acordo com ele, no final de março, deverá ocorrer uma reunião entre integrantes dos dois países para analisar as medidas que serão adotadas. Também está em estudo projetos nos setores de energia, agricultura e comércio.

Patriota disse ser positiva a iniciativa da Venezuela de defender que o país seja a sede dos Jogos Pan-Americanos em 2019. Segundo ele, a proposta será analisada com “muito cuidado” pelo governo brasileiro e a que ideia é “excelente”.

 


*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN     //     Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil