Discussão sobre políticas públicas para as mulheres reúne representantes latino-americanos

09/02/2013 - 17h23

Valéria Aguiar
Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O governo de El Salvador promove uma discussão ampliada, com a participação de representantes de vários países latino-americanos, para a troca de experiências sobre políticas para as mulheres e o fortalecimento da coordenação na América Latina e no Caribe. É a reunião preparatória para a 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher das Nações Unidas, que ocorre no dia 11.

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, representa o Brasil nas discussões. Na passagem por El Salvador, a ministra conhecerá a Cidade da Mulher e estará acompanhada da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, e a assessora técnica Maria Angélica Breda Fontão.

A Cidade da Mulher é um centro de atendimento e assistência às mulheres em El Salvador. No local, são oferecidos múltiplos serviços públicos, como atendimento à saúde e cooperativas de crédito. Em 22 meses, o centro atendeu a mais de 100 mil mulheres em 240 mil serviços. Segundo Vanda Pignato, o projeto pode ser um modelo para iniciativas semelhantes no Brasil. A sugestão foi  apresentada por ela em encontro com a presidenta da República.

A delegação brasileira foi convidada a participar das discussões pela primeira-dama de El Salvador, Vanda Pignato, que esteve esta semana em Brasília. A primeira-dama de El Salvador, que é brasileira, também ocupa a função de secretária de Inclusão Social e preside o Instituto Salvadorenho para o Desenvolvimento da Mulher.

No dia 5, a primeira-dama de El Salvador esteve com a presidenta Dilma Rousseff. Segundo Vanda Pignato, Dilma deve ir ainda este ano a El Salvador. Mas a data da visita não foi decidida. A viagem dependerá da agenda de compromissos de Dilma, segundo a primeira-dama salvadorenha.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.