São Paulo faz operação contra consumo de álcool por menores de idade no carnaval

08/02/2013 - 8h53

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Agentes da Vigilância Sanitária estadual e municipal de São Paulo e da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) fiscalizarão a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade em bailes, casas noturnas, bares e outros estabelecimentos e em ruas por onde passam blocos, cordões e trios elétricos carnavalescos. A operação será feita a partir de hoje (8) até a próxima terça-feira (12).

Os agentes também irão inspecionar o Sambódromo do Anhembi, quiosques de praia e estabelecimentos de cidades do litorais sul e norte de São Paulo.

“Estudos apontam que, quanto mais cedo os jovens começam a beber, maiores são as chances de desenvolverem dependência química no futuro. Por isso, os nossos esforços são para evitar o consumo precoce e nocivo de bebidas alcoólicas por adolescentes neste período de Carnaval”, disse a diretora do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, Maria Cristina Megid.

A lei antiálcool estadual, em vigor desde novembro de 2011, proíbe que bares, restaurantes, lojas de conveniência, entre outros, vendam, ofereçam e permitam a presença de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos, mesmo que acompanhados de seus pais ou responsáveis.

Os estabelecimentos infratores estão sujeitos à multa até R$ 96,8 mil, a interdições e até a perda da inscrição no cadastro de empresas do estado.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil