UTI Neonatal de hospital em Praia Grande (SP) é interditada após infecção de recém-nascidos por bactéria

06/02/2013 - 11h18

Da Agência Brasil


São Paulo – A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande, litoral sul paulista, foi interditada por tempo indeterminado após três bebês recém-nascidos prematuros terem sido infectados pela bactéria Acinetobacter baumanii. Segundo a Secretaria de Saúde de Praia Grande, a Vigilância Sanitária foi notificada pelo hospital sobre os casos e interditou a UTI após vistoriar o local.

Os técnicos da Vigilância Sanitária aguardam a alta médica dos pacientes para fazer os procedimentos de desinfecção e esterilização do local e dos equipamentos.

O hospital informou, por meio de nota, que todas as medidas e precauções necessárias para impedir contaminações foram tomadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da própria instituição.

“A decisão de interromper o atendimento na UTI Neonatal, que atende recém-nascidos que apresentam problemas de saúde ao nascer, muitas vezes prematuros, foi tomada para evitar novos casos. Três bebês que apresentam a bactéria estão isolados e em tratamento, com quadro estável no momento”, informou o hospital.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, cinco leitos da UTI Pediátrica foram adaptados para não interromper o atendimento enquanto a situação é resolvida.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil