Presidenta Dilma quer estimular pesquisa e produção na área de biotecnologia

06/02/2013 - 16h05

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff pediu hoje (6) ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia proposta para a criação de um programa destinado a incentivar pesquisa e produção na área de biotecnologia.

Segundo o ministro de Ciência, Tecnologia e Informação, Marco Antonio Raupp, que dirigiu a reunião do conselho, a presidenta participou e sugeriu que a pauta deste ano seja concentrada em setores importantes para o desenvolvimento da tecnologia e da indústria.

“Ela sugeriu a criação de um programa de biotecnologia a ser desenvolvido de forma organizada pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação”, disse Raupp.

Além da biotecnologia, a presidenta Dilma quer um projeto de laboratórios de uso aberto. “Ela foi incisiva ao pedir para mim e para o ministro Aloizio Mercadante a apresentação de proposta de laboratório aberto, para uso da comunidade acadêmica e empresarial”, disse Raupp.

O ministro disse que será desenvolvido também um programa voltado para a expansão dos laboratórios tradicionais, para apoiar as universidades federais. “O sistema federal universitário está se expandindo e precisamos equipar laboratórios, para que as universidades sejam apenas um ‘escolão’, com os estudantes aprendendo somente na base de giz e fala. Eles têm que aprender fazendo experimentos, usando laboratórios”.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.