Oposição na Venezuela quer que OEA colabore para o processo de anistia a presos políticos

05/02/2013 - 7h07

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A oposição na Venezuela encaminhou à Organização dos Estados Americanos (OEA) uma proposta de anistia para os que são considerados “presos políticos”. A iniciativa é do deputado Edgar Zambrano, que entregou o Projeto de Lei de Anistia Nacional e de Reconciliação Política na sede da OEA, em Caracas, capital venezuelana. “[A OEA tem] papel importante na ajuda aos prisioneiros e exilados, promovendo a “mediação nas instâncias do Executivo nacional”, ressaltou o parlamentar.

Em novembro, representantes do governo e da oposição analisaram a possibilidade de anistia, que permita a libertação e o regresso ao país daqueles que são considerados “presos políticos e exilados”.

Zambrano disse estar confiante de que a OEA pode “sensibilizar” o Executivo na busca de uma decisão sobre o assunto. Para a oposição, a incerteza sobre o estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba há quase dois meses, afetou o processo.

“A distância entre o Executivo nacional e esses compatriotas mede-se pela vontade política e democrática exercida pelas partes, atuando sem reservas, especificando, de forma inteligente, como solucionar um problema que se transformou em um pedido nacional, dadas as suas conotações humanitárias”, disse o parlamentar, em comunicado.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto