Internado no Instituto de Cardiologia, Marco Aurélio Garcia deve ser submetido a cirurgia

05/02/2013 - 11h39

Renata Giraldi e Danilo Macedo
Repórteres da Agência Brasil


Brasília – O assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, 71 anos, está internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), na capital federal. Segundo assessores, ele foi internado enquanto fazia exames de rotina. A assessoria do IC-DF informou que Garcia deverá ser submetido a uma cirurgia cardíaca até o final desta semana. É aguardada para hoje (5) a divulgação de um boletim médico sobre o estado de saúde do assessor.

Garcia foi internado no IC-DF, unidade que trabalha em parceria com o Hospital das Forças Armadas (HFA), no domingo (3). Ele é fumante e conhecido por apreciar a culinária. A cardiologista responsável pelo tratamento é a médica Núbia Vieira.  

Garcia é uma das referências para a política externa, principalmente para a América Latina e África. Ele faz parte do governo desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Participou de várias missões internacionais representando o governo brasileiro, como a mediação das negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O assessor especial foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). É formado em filosofia e direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduado na Escola de Altos Estudos e Ciências Sociais de Paris.

É professor aposentado do departamento de história da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e lecionou na Universidade do Chile, na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Chile) e nas Universidades de Paris 8 e Paris 10 (França).

Nos anos de 1970, Garcia se autoexilou no Chile e na França. Após a anistia, voltou para o Brasil. Ele foi secretário de Cultura nos municípios de Campinas e São Paulo, além de vice-presidente do PT. Garcia coordenou o programa de governo da presidenta Dilma Rousseff, nas eleições de 2010.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil