Venezuelanos publicam mensagens no Twitter para prestar solidariedade a Chávez

04/02/2013 - 14h36

Leandra Felipe*
Correspondente da EBC

Bogotá – Internautas publicam hoje (4) na rede social Twitter mensagens de solidariedade ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está em tratamento contra um câncer em Havana, capital cubana. Uma hora depois de o tuitaço ser iniciado (10h30 no horário local, 13h em Brasília, no horário brasileiro de verão), a hashtag #ChávezPorAhorayParaSiempre já aparecia em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no país.

O tuitaço foi convocado pelo ministro de Comunicações e Informações da Venezuela, Ernesto Villegas. “Hoje, 4 de fevereiro, tuitaço mundial em solidariedade ao presidente Chávez e à Revolução Bolivariana”, publicou mais cedo o ministro em sua conta na rede social.

O presidente venezuelano tem atualmente quase 4 milhões de seguidores na sua conta no Twitter, @chavezcandanga, aberta em abril de 2010.

Na Venezuela, comemoram-se hoje os 21 anos do movimento cívico-militar contra o regime do ex-presidente venezuelano Carlos Andrés Pérez. A data é considerada um dos pilares da Revolução Bolivariana, iniciada por Hugo Chávez no país.

No dia 11 de dezembro, Chávez foi submetido a uma cirurgia após terem sido detectadas células malignas na região pélvica. Neste período, ele enfrentou uma infecção respiratória e, segundo o governo do país, está em recuperação.

*Com informações da Telesur // Edição: Juliana Andrade