Inca faz campanha por doação de sangue às vésperas do carnaval

04/02/2013 - 17h28

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com o slogan "Tá na Hora de Doar", o Instituto Nacional de Câncer (Inca) promove campanha para aumentar o número de doadores de sangue na semana que antecede o carnaval. O objetivo é recolher 450 bolsas de sangue para pacientes em tratamento oncológico na unidade. A campanha vai até quinta-feira (07).

De acordo com a chefe da Hemoterapia do hospital, Iara Motta, em períodos de datas comemorativas, como o carnaval, as doações caem em média 50%, chegando a apenas 60 doadores diários, quando o ideal é 80 doadores por dia.

“Desde o Natal [de 2012] houve queda de doadores. Para resolvermos essa situação estamos incentivando a doação, a fim de evitar a falta de bolsas de sangue e priorizar os tratamentos de quimioterapia, de radioterapia e de leucemia, entre outros estágios de câncer. Em datas festivas poucas pessoas doam, em virtude de muitos viajarem e se deslocarem para outras regiões”, disse Iara Motta.

Para doar é necessário ter entre 16 e 67 anos. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Não é obrigatório estar em jejum. É indispensável a apresentação da carteira de identidade.

O banco de sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, no centro da capital fluminense. O horário de funcionamento vai das 7h30 às 14h30.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.