Em mensagem ao Congresso, Dilma Rousseff pede apoio na implementação de medidas

04/02/2013 - 18h29

Iolando Lourenço e Sabrina Craide
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Na mensagem para a abertura dos trabalhos legislativos de 2013, lida há pouco em sessão do Congresso, a presidenta Dilma Rousseff fez um balanço das medidas implementadas pelo governo em 2012 que tiveram como objetivo o crescimento e a geração de emprego, a exemplo de concessões de aeroportos e da expansão do setor de energia elétrica. A presidenta também pede a colaboração do Congresso  para a implementação de medidas necessárias para o crescimento do país.

O setor de infraestrutura foi bastante destacado na mensagem. Dilma lembrou a redução média de 20% nas tarifas de energia, o que, segundo ela, terá impacto em toda a economia do país, contribuindo para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e a criação de empregos. O crescimento do setor de telecomunicações e a oferta de tecnologia de quarta geração (4G) de telefonia celular também mereceram ênfase na mensagem.

A presidenta lembrou também que este ano será muito importante para o setor de petróleo e gás, com a realização da 11ª rodada exploratória de blocos de petróleo e da primeira rodada sob o novo regime de partilha, em novembro. Segundo Dilma, todos os editais para concessões de rodovias e ferrovias anunciados pelo governo serão publicados no primeiro semestre deste ano. Ela informou que o leilão para o trem de alta velocidade vai ocorrer no segundo semestre.

No setor de agricultura, a presidenta destacou o crescimento da produção de grãos para a safra deste ano e anunciou medidas para ajudar na agricultura familiar e aprimorar a política de seguro agrícola. Dilma também destacou avanços na área educacional, com a criação de novas universidades e mais acesso ao financiamento estudantil.

A presidenta citou os preparativos do governo para a Copa do Mundo de 2014 e garantiu a conclusão de obras em estádios, aeroportos, portos e mobilidade urbana, além de ações de infraestrutura turística nas cidades-sedes e investimentos em telecomunicações e segurança. Segundo a presidenta, as metas anunciadas do Programa Minha Casa, Minha Vida serão cumpridas, garantindo a entrega de 2,4 milhões de moradias até 2014.

Ao final da mensagem, cuja leitura durou mais de uma hora, a presidenta reconheceu o papel do Congresso Nacional para a construção de um país mais democrático, justo e soberano, e pediu o apoio dos parlamentares para avançar em temas sensíveis e necessários, como as mudanças no sistema tributário, a reforma política e as alterações do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

“Em 2013, o Brasil colocará mais um tijolo na extraordinária e histórica obra da construção de uma economia mais competitiva e de uma sociedade mais justa e com mais oportunidade para todos. Em parceria com Congresso Nacional, daremos mais um passo na direção de um Brasil desenvolvido, que garanta os direitos de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, nosso legado conjunto para as gerações futuras”, disse a presidenta, em mensagem lida pelo primeiro-secretário da Câmara, deputado Marcio Bittar (PSDB-AC).

Edição: Davi Oliveira // Matéria atualizada às 19h00 para incluir novos trechos da mensagem

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil