Pará começa a definir medidas de combate à dengue em 2013

31/01/2013 - 19h45

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A coordenadora estadual do Programa de Controle de Dengue no Pará, Aline Carneiro, informou em nota que com a chegada do período chuvoso, o estado já se mobiliza para tomar providências e fazer frente à dengue. Dentre as estratégias adotadas estão o trabalho de conscientização da população e as providências para otimizar o serviço de coleta de lixo, a partir do trabalho em conjunto com órgãos de saneamento e limpeza urbana.

Conforme dados da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), foram confirmados 171 casos de dengue clássica este ano, com uma morte, no município de Rurópolis, no sudoeste do estado.

Segundo a Sespa, essas medidas vêm sendo tomadas ao longo dos anos, em períodos chuvosos, e têm se mostrado bem sucedidas. Em 2012 foram confirmados 12.790 casos de dengue, 2.443 menos do que no ano anterior. Em 2011, 20 pessoas morreram vítimas da doença, e no ano passado esse número caiu para quatro.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 19 deste ano foram notificados no país 49.992 casos de dengue, dos quais 89 considerados graves. Isso representou uma redução de 61% em relação ao mesmo período de 2012, quando foram houve 231 casos graves.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.