Oposição terá candidatura única na disputa pela presidência do Senado

31/01/2013 - 20h54

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os partidos contrários à candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado decidiram lançar uma única candidatura para a disputa. O senador Pedro Taques (PDT-MT) será o candidato da oposição. Isso porque o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) desistiu de concorrer ao cargo para apoiar Taques.

Taques recebeu na tarde de hoje (31) o apoio da bancada do PSDB à sua candidatura. Em reunião, os senadores tucanos decidiram votar em Taques para a presidência do Senado. O anúncio da decisão foi feito pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) após a reunião da bancada.

“A candidatura de Pedro Taques atende à necessidade de renovação do Congresso Nacional, a necessidade de que tenhamos uma Casa independente pautada não apenas pela vontade do Executivo, mas pelos interesses da sociedade. Foi uma ampla discussão interna mas consensualmente o PSDB optou por votar na candidatura de Taques”, disse Aécio Neves.

Segundo o senador mineiro, o PSDB respeita o senador Renan Calheiros do ponto de vista pessoal, mas considera que Pedro Taques é a melhor opção para presidir o Senado. “É uma posição do PSDB de apoio a Pedro Taques, já que o PMDB optou por apresentar um nome [Renan Calheiros] que nós respeitamos do ponto de vista pessoal, mas que consideramos que para a instituição neste momento não é o mais adequado. Todos [os senadores do partido] seguirão a decisão tomada pelo PSDB”.

O senador Pedro Taques agradeceu o apoio recebido do PSDB e do senador Randolfe e afirmou que a candidatura não pertence a ele. “Estamos construindo esta candidatura.  Esta candidatura não é do Pedro Taques, não é do PDT, é do PDT, do PSOL e do PSDB, Estamos  conversando com o DEM e com o PSB para ter o apoio”, disse Pedro Taques.

Veja aqui a galeria de fotos

Edição: Carolina Pimentel
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil