Governador anuncia construção de estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios

31/01/2013 - 19h10

Iolando Lourenço*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Para tentar resolver o problema de falta de vagas de estacionamento na área central de Brasília, o governo do Distrito Federal, em parceria com a Câmara dos Deputados e o Senado, pretende construir, por meio de uma parceria público privada (PPP), um estacionamento subterrâneo com 10 mil vagas na Esplanada dos Ministérios.

De acordo com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, será construído um prédio subterrâneo com quatro pavimentos, nas proximidades do Congresso, que além de vagas para carro, abrigará restaurantes e bancos. Como será uma PPP, as vagas serão pagas, mas, segundo o governador, haverá um controle sobre o valor a ser cobrado.

“Vamos fazer um estacionamento subterrâneo. Vamos ter aproximadamente 10 mil vagas e isso vai atender muito [à cidade] e principalmente à Câmara e ao Senado. Além disso, terá área de alimentação, espaço para alguns serviços que funcionam na Câmara e no Senado”, disse Agnelo após encontro com os presidentes das duas Casas, senador José Sarney (Senado) e deputado Marco Maia (Câmara).

“Teremos um espaço subterrâneo que dará conforto, vai preservar a cidade e não provocará nenhum tipo de alteração no seu projeto arquitetônico”, ressaltou o governado. A previsão, segundo ele, é que o edital de licitação esteja pronto em três meses e a obra esteja concluída em até três anos.

“É a necessidade da demanda concreta [por vagas para estacionamento] e a demanda da cidade. Trabalhamos em conjunto [com a Câmara e o Senado] e esperamos que dentro de três meses possamos estar com esse edital na rua”, frisou o governador.

“Há uma carência de 7,5 mil vagas nessa região. É uma proposta que estava sendo trabalhada há dois anos e visa resolver esse problema”, destacou o presidente da Câmara, deputado Marco Maia.

*Colaborou Ivan Richard

Edição: Fernando Fraga

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil