Evento com a presidenta Dilma é transferido da OAB por questões de segurança

30/01/2013 - 18h39

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Por questões de segurança, a cerimônia em memória das vítimas do Holocausto com a participação da presidenta Dilma Rousseff, que seria realizada hoje (30) no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília, foi transferida de local. A decisão foi do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, a partir de laudo do Corpo de Bombeiros.

A cerimônia teve o horário mantido para as 19 horas, mas foi transferida para o Hotel Golden Tulip, próximo ao Palácio da Alvorada. O evento é organizado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) para relembrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O prédio da OAB está localizado próximo à área central de Brasília, na Avenida L2. Laudo do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal concluiu que “é de parecer que o local não oferece as condições mínimas de segurança contra incêndio e pânico” e recomendou à entidade que sejam instalados sistema de sinalização de segurança, entre outras ações.

Questionado sobre a alteração de local do evento, o presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, se disse "chocado" com o laudo. "O prédio vem sendo vistoriado regularmente e o Corpo de Bombeiros nunca contestou nada. Além de já ter acolhido outros presidentes da República, possui brigada de incêndio própria”, disse o dirigente. Segundo ele, “o laudo se limitou a exigências pontuais, que foram prontamente atendidas e que em nada afetariam a segurança da presidenta Dilma".

A cerimônia homenageará Aracy Guimarães Rosa, mulher do escritor João Guimarães Rosa, que foi funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha, e Luis Martins de Souza Dantas, embaixador brasileiro na França. Os dois, nas décadas de 1930 e 1940, salvaram centenas de judeus, ao obter vistos para o Brasil contrariando ordens superiores.

O episódio de transferência de local de cerimônia com a presidenta Dilma Rousseff por questão de segurança ocorre dias depois da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que causou a morte de 235 pessoas vítimas do incêndio na Boate Kiss, na madrugada do último domingo (26).

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito àAgência Brasil